O que é a Fotogrametria?

A fotogrametria aérea é o ato de usar fotografias aéreas sobrepostas para calcular medidas de pontos de superfície. Esta técnica é frequentemente usada para pesquisas aéreas por arquitetos e pesquisadores ambientais. Nos últimos tempos, os agricultores têm aproveitado este método para agricultura de precisão, combinando-o com câmeras de infravermelho ou infravermelho próximo para obter um monitoramento preciso das culturas.

Os cartógrafos utilizam técnicas fotogramétricas para criar mapas topográficos de um local, de modo que áreas grandes e pequenas possam ser analisadas. Isso foi tradicionalmente feito à mão, mas agora com tecnologia digital, o software de computador pode executar essas tarefas com rapidez e precisão. Se você já usou o Google Earth ou o Google Maps antes, eles utilizam técnicas fotogramétricas para produzir seus mapas.

Tecnicamente falando, pelo menos duas fotografias tiradas de diferentes ângulos são necessárias para realizar a fotogrametria em um processo semelhante ao de nossos dois olhos, que calculam a profundidade, mas, na prática, muitas fotografias são utilizadas. Podem ser tiradas várias fotografias de um local e combinadas para formar modelos 2D ou 3D com um alto grau de resolução.

Fotogrametria com drones

Por sua natureza, a fotogrametria aérea requer a obtenção de fotografias de alta resolução e, até recentemente, estas poderiam ser obtidas com uma câmera montada na parte inferior de um avião tripulado.

Isso é, obviamente, proibitivamente caro e também dificulta aproximar-se do solo e quase impossível manter uma posição estabilizada ou estática e, como tal, exige múltiplos voos.

O MAPSKY BR2 possui capacidade de gerar fotogrametria aérea ultra precisa que pode ser alcançada com resultados de alta qualidade, devido à capacidade de manter sua posição precisa e estática em baixas altitudes e tirar fotografias aéreas em alta resolução, o que pode ser em seguida, combinados em ortomosaicos ou modelos de elevação digital 3D, entre várias outras soluções que podem ser geradas.

Nosso experimento fotogramétrico

O software usa pontos comuns entre várias fotos para alinhar as câmeras (os quadrados azuis).

Neste exemplo, após o cálculo matemático aplicado para extrair o NDVI, pode-se verificar o solo exposto em vermelho e em  verde há pastagem, árvores e plantações com níveis de saúde variada.

allan.oliveira

Comentários desativados.